A Luta, porém, continua:

ASSINE A PETIÇÃO AQUI:

ATENÇÃO PARA A EMPRESA QUE GANHOU A LICITAÇÃO PARA DEMOLIR O ANTIGO MUSEU DO ÍNDIO:

AFINAL, PORQUE DEMOLIR O ANTIGO MUSEU DO ÍNDIO?

CMPC-RJ opõe-se à demolição do antigo Museu do Índio

 

 

Em resposta a pedido feito pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, o Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro (CMPC-RJ) emitiu parecer contrário à demolição do casarão do antigo Museu do Índio.

CONVOCAÇÃO GERAL

PRECISAMOS LOTAR AS DUAS GALERIAS DA CÂMARA DOS VEREADORES NA TERÇA, DIA 01/01/2013, ÀS 10H,​​ DURANTE A CERIMÔNIA DE POSSE DO PREFEITO EDUARDO PAES E DOS NOVOS VEREADORES DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. VAMOS CONTINUAR A NOSSA LUTA. ABAIXO A DEMOLIÇÃO DO ANTIGO MUSEU DO ÍNDIO.   

EXCELENTÍSSIMOS SENHORES VEREADORES DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO,


 

PEDIMOS A VOSSAS EXCELÊNCIAS, COM BASE NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, A CONSTITUIÇÃO ESTADUAL E A LEI ORGÂNICA QUE, EM FUNÇÃO DA URGÊNCIA E POR ENVOLVER DIREITO DE ORDEM PÚBLICA RELACIONADO AO SEGMENTO SOCIAL MAIS VULNERÁVEL, O INDÍGENA, APROVEM O PROJETO DE LEI Nº 1536/2012 QUE DISPÕE SOBRE O TOMBAMENTO DO CENTRO CULTURAL INDIGENA DA ALDEIA MARACANÃ, NO ANTIGO MUSEU DO INDIO, À RUA MATA MACHADO 127 – MARACANÃ, DE AUTORIA DOS EXCELENTÍSSIMOS SENHORES VEREADORES ELIOMAR COELHO, VEREADOR LEONEL BRIZOLA NETO, VEREADOR REIMONT, JÁ VOTADO E OBSTRUÍDO POR FALTA DE QUORUM.


CNDI – CONSELHO NACIONAL DOS DIREITOS INDÍGENAS

Assista aqui o vídeo do debate que ocorreu em 29/12/12

na Aldeia Maracanã com transmissão ao vivo na internet.

NOTA OFICIAL

Nós da Aldeia Maracanã, vimos por meio desta, nos posicionar oficialmente a respeito do estupro sofrido por uma parente da nossa comunidade neste último sábado, dia 22/12, durante um evento no Colégio Pedro II de São Cristóvão.

Estamos todos consternados com mais este ato que atinge não só a causa indígena como também, a mulher. Não há motivos neste mundo que justifiquem o uso de violência contra qualquer ser humano, seja ele homem, mulher, criança ou idoso. Nada justifica a violência. Aqui, nós tratamos os nossos assuntos sempre com diálogo - o que, no nosso entender, é a forma mais justa de se resolver qualquer situação da mais branda à mais grave. Somos 12 etnias aqui dentro e mesmo com as nossas diferenças, conseguimos resolvê-las na paz.

O que nos espanta neste caso é que o estupro foi cometido por um segurança da própria escola em pleno exercício de sua profissão, cuja função seria proteger e não agredir. Esperamos que o Colégio Pedro II, tão vítima quanto nós, se posicione perante esta situação de forma a preservar a integridade dos jovens que ali frequentam diariamente.



Há 512 anos que pedimos que a justiça seja feita. Ainda temos esperança.



ALDEIA MARACANÃ e FIST

press to zoom

press to zoom

18/12/12 na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro na primeira tentativa de votação pelo Tombamento da Aldeia Maracanã e da Escola Friedenreich:

press to zoom

press to zoom
1/49

Notícias

Vídeos

Chico Buarque, Marcos Palmeira, Osmar Prado, Luana Piovani, Lucélia Santos, Natália Lage e Tereza Seiblitz estão conosco nessa luta contra a Privatização do Complexo Maracanã que implica na demolição do antigo Museu do Índio.

Assistam aos vídeos clicando no botão abaixo.

Parceiros

A Relatoria Especial da ONU para o Direito à Moradia Adequada produziu um novo material. O folheto temático sobre direito à moradia no contexto dos megaeventos esportivos aborda tanto o que se pode fazer antes do evento começar como as alternativas durante os jogos.

Criado por Raquel Rolnik - Relatora Especial da ONU para o Direito à Moradia Adequada.

Sobre

Em 2006, indígenas de diversas etnias retomaram o antigo Museu do Índio (o primeiro da América Latina!) com o intuito de preservar e revitalizar este Patrimônio Indígena, gerando  a sustentabilidade do grupo chamado Aldeia Maracanã que se desenvolveu neste espaço.

Citando a Aldeia Maracanã, o que é muito bom, uma pesquisa feita pelo Jornal do Brasil mostra que mais de 86% dos cariocas são contra a demolição do antigo Museu do Índio!  VOTE AQUI

Mesmo sem citar a Aldeia Maracanã, o que é muito estranho, uma pesquisa feita pelo Globo mostra que mais de 82% dos cariocas são contra a concessão do Maracanã! 

​Vamos exigir um plebiscito, clique aqui e pressione os Deputados.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Links sobre a Aldeia Maracanã

Links sobre o Complexo Maracanã

No sábado, 01/12, integrantes da Aldeia Maracanã se uniram à passeata organizada em conjunto com o Comitê Popular da Copa na Tijuca para protestar contra a demolição irregular do Complexo Maracanã, na tentativa deste ato chegar à Presidenta Dilma Rousseff. Providências imediatas precisam ser tomadas a favor da população da cidade do Rio que vem sofrendo nas mãos do Governo do Estado. ​​

Links sobre as questões Jurídicas

Nesta última terça-feira, 27/11, o Cacique Tukano e demais integrantes da Aldeia Maracanã foram ao encontro da Ministra de Direitos Humanos, Maria Do Rosário, que se encontrava no Rio de Janeiro para entregar o Dossiê Completo do Complexo Maracanã informando as irregularidades jurídicas no processo como um todo. Solicitamos à Ministra que fizesse o Documento chegar à Presidenta Dilma Rousseff.