top of page

Sobre a Aldeia Maracanã​

Em 2006, após a retomada do prédio do antigo Museu do Índio, que desde 1865 é Patrimônio Público Indígena, foi informado ao Ministério Público Federal , através da Dra. Namara Gurupi, que tratavam-se de diversas etnias indígenas de todo o território nacional e que vieram com um objetivo muito claro: 

“Preservar e revitalizar este Patrimônio Indígena, gerando assim a sustentabilidade do grupo chamado Aldeia Maracanã que se desenvolveu neste espaço. Na época também foi reinvindicando o imediato tombamento do imóvel pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.”
 

Desde que assumimos este Patrimônio, que encontrava-se abandonado pelas autoridades, passamos a receber Escolas, Universidades, pesquisadores e simpatizantes e a desenvolver atividades culturais, educacionais e de línguas das diversas etnias originárias de todo o território nacional (como consta nas assinaturas do nosso Livro de Presença).



O antigo Museu do índio é hoje referência de todo indígena que chega à cidade do Rio de Janeiro.

Cacique Carlos Tukano (AM)

Atual Cacique da Aldeia Maracanã no Rio de janeiro. Nascido da Aldeia Pari-Cachoeira em São Gabriel da Cachoeira no Estado do Amazonas, é natural da etnia Tukano. Vem lutando e acompanhando o movimento indígena há três décadas. Trabalhou com projetos de benefícios direcionados na articulação política, sócio-cultural e tradicional das etnias residentes e domiciliadas na Calha do Rio Tiquié da Comunidade de Pari Cachoeira, Terra Indígena Alto Rio Negro, junto às instituições públicas federais, estaduais, municipais, bem como instituições particulares, nacionais e internacionais.

Vice-Cacique Garapirá Pataxó (BA)

 

​Índio Pataxó de Barra Velha Aldeia Mãe, localizada ao sul da Bahia. Garapirá desenvolve a mais de sete anos o Projeto educacional Povos da Floresta em escolas creches, universidades e diferentes estabelecimentos de ensino do Rio de Janeiro tudo voltado as exigências da Lei 11.645 que prevê o ensino nas escolas públicas e particulares sobre as culturas indígena e negra. Arte educador de pinturas corporais e grafismos pelo Instituto Kaingáng! Oficineiro e professor pelo Instituto Brasileiro para Propriedade Intelectual (INBRAPI) Artesão, liderança indígena e atual vice-cacique da Aldeia Maracanã!

Vãngri Kaingáng (RS)

​Educadora Bilingue pelo Instituto Kaingáng (INKA)

Coordenadora do Grupo Artístico Cultural Kaingáng (KATÍR).
Escritora e Ilustradora pela Associação de Escritores e Ilustradores Infanto Juvenil (AEILIJ)
Griô Aprendiz pelo Grupo Kanhgág Kanhró,  (Ponto de Cultura Kanhgág Jãre) Aldeia Serrinha Rio Grande do Sul.
Artista Plástica e artesã!

Marize Oliveira

Dauá Puri

Pakari 

 

Tobi

 

Mangangá Pataxó

 

Tapixí

 

Araçari

 

Arão Guajajara

 

Zahy Guajajara (MA)



Blog da Zahy

Vídeo de Felipe Bragança sobre Zahy e o caso da demolição da Aldeia Maracanã. 

 

Vídeo da TRIP TV com Zahy sobre a Aldeia Maracanã.

Carol Potiguara (Zawarahu)

Kuaki

Cícera Iracema

 

 

José Guajajara

 

 

Patxiá Pataxó

 

 

Apurinã

 

 

Arauê

 

 

Evandro Manco

 

 

bottom of page